domingo, 14 de junho de 2009

ordenados e premios


Ordenados e prémios exorbitantes, ultimamente vejo noticias nos meios de comunicação de pessoas que ganham algumas fortunas por mês, estou a falar de profissionais qualificado que estudaram para aquilo que estão a fazer hoje, deixando de lado aquele chamado oportunistas, artistas, desportistas, e ou outros que apesar de ter algum trabalho para ter o que tem, são considerado um minoria na população. Voltando as pessoas “normais” que ganham algumas fortunas por mês e prémios ao longo dos anos. Quando vejo a valor que estas pessoas ganham fico a pensar o que leva uma organização apagar este valores. Depois de muito reflectir cheguei a conclusão que estas pessoas não são apenas um elemento na empresa, estas pessoas sãos as próprias empresa, e mais que normal que esta venha a ganhar mais que o próprio fundador da empresa, ate porque sem esta pessoas a organização não laborava, não existia.
Vamos imaginar que nos somos um fundador de uma pequena empresa familiar, como por exemplo uma empresa têxtil. Quando passamos as barreiras de uma empresa familiar para uma empresa industrial de grande porte, (Ponto mais critico de um negocio, onde muitos falham, chegam abrir falência ou permanecem como empresa familiar). Para nós empreendedor que apenas sente-se a vontade com os tecidos, não e fácil saber quais as tendências da moda para o próximo ano, qual a melhor forma de publicitar nosso produtos, para quem vender, quando vender entres outros pontos forte para um negocio com grande sucesso a nível das medias e grandes organizações.
Para que este negócio siga em frente e preciso uma grande sensibilidade por parte do empreendedor, que este saiba locar as tarefas nas quais não tem grande conhecimento, como por exemplo um gestor com experiencia e maturidade para o negócio. Tendo em conta que este gestor reúne todos os requisitos pretendido, passamos a parte do ordenado, quanto pagar?
A resposta não e fácil e exige uma minuciosa pesquisa de mercado, mas e certo que quando encontra-se a pessoa certa, pagamos aquilo que ela deseja, independente do valor de mercado.
Ordenado = dedicação.

Com a certeza de que não vamos perder tempo a substituir esta pessoa pouco tempo depois, e que o retorno do capital investido mensalmente será bem empregado.

Sem comentários:

Enviar um comentário